sexta-feira, 23 de julho de 2010

Histórias de Jackson




O primeiro post do blog Movimento Coco e Ciranda de Santa não podia ser outro. O ponta pé inicial só podia mesmo ter a companhia de José Gomes Filho, um paraibano arretado, nascido em Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919, e que deu cores e ritmos nordestinos à história da música brasileira.

Estamos falando, é claro, de Jackson do Pandeiro, conhecido como o “Rei do Ritmo” – forma que passou a ser chamado pelos incontáveis fãs. Instrumentista e intérprete incomum, Jackson reuniu à herança melódica vinda do berço e da voz de sua mãe Flora Mourão, cantadora de coco, a quem desde cedo o menino ouvia cantar coco e tocar zabumba e ganzá, uma infinidade de nuances sonoras. O resultado foram 415 músicas gravadas ao longo da carreira.

A discografia de Jackson é considerara por muitos críticos a mais ampla de gêneros musicais do Brasil, indo do coco ao baião, do samba ao choro, da rancheira ao xaxado, do rojão à macumba, da lapinha à marchinha junina, do maracatu ao maxixe, da ciranda ao frevo.

A este mestre e grande divulgador do coco nos quatro cantos desta terra, o movimento faz sua reverência, toca a zabumba pedindo sua inspiração para seguir o caminho do cortejo.

ps.: Histórias de Jackson trará causos, vídeos, letras e músicas de Jackson do Pandeiro, uma forma de divulgar o trabalho do mestre.

Para começar o primeiro grande sucesso de Jackson, o coco “Sebastiana”, de Rosil Cavalcanti, gravado em 1953.




postado por Breno Procópio

Nenhum comentário:

Postar um comentário