sábado, 23 de outubro de 2010

Lá e Cá


O nome traz logo a referência de uma música produzida aqui e acolá, em terras do Rio de Janeiro e nordestinas. E foi com esse propósito que os cariocas Pedro Araújo, Cidel Cavalcante, Fábio Cezanne, Marco Pozzana e Vicente Machado resolveram formar em 2009 o grupo Lá e Cá: buscar uma sonoridade mais “orgânica” que reunisse os elementos da chamada música folclórica brasileira, especialmente a nordestina, com a sofisticação melódica e a adição de recursos eletrônicos. Isso sem falar na matriz afro-brasileira, com destaque para a percussão das alfaias, atabaques e bateria.

Lá e Cá é, pois, sertanejo. Como os elementos da música trovadoresca de Elomar Figueira, a potência do Cordel do Fogo Encantado, e o jeito brincante do Movimento Armorial. Para Pedro Araújo, vocalista do grupo, todas as composições do Lá e Cá buscam para a música o espaço do sagrado. “Nós temos uma admiração pela música nordestina, sobretudo por esta matriz rural representada pelo Elomar, que mistura a sua erudição com os elementos populares e com o mistério. Tem ainda a musicalidade de Edu Lobo e a sonoridade de Minas representada por Milton Nascimento. Todos esses caras trabalharam com a música folclórica, mas dentro de um tratamento mais estilizado, mais livre, sem a obrigação de fazer uma coisa de raiz”, explica.

Veja o vídeo a interpretação do grupo Lá e Cá para a música "Só de Brincadeira", da banda Pau e Corda, de Pernambuco.

Na estrada há dois anos e com várias músicas inéditas, o Lá e Cá agora vai gravar o primeiro disco, num show ao vivo. O encontro será no Espaço Multifoco, na Lapa, no dia 03 de novembro e vai contar ainda com a flauta de Márcio Angelotti e a percussão de Pedro Henrique Amparo (dois novos integrantes do grupo). Uma oportunidade para o público carioca escutar músicas autorais como “Desafio” e “Mensageiro”, parceria de Pedro Araújo com o baiano Rodrigo Sestrem.

Mais informações

MySpace – http://www.myspace.com/grupolaeca

Twitter – http://www.twitter.com/grupolaeca

Orkut – http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=81905653

Nenhum comentário:

Postar um comentário