quinta-feira, 7 de julho de 2011

O "Acorda Povo Carioca!" dessa vez teve seu percurso um pouquinho mais longo! O "Movimento Coco e Ciranda Carioca" neste ano de 2011 saiu do continente e pegou uma barca para a Ilha de Paquetá. Pediu licença a São Pedro e foi homenagear ao menino São João!

O cortejo saiu do Hotel Farol, passou pelas bucólicas ruas de Paquetá e seguiu até o Bar do Zarur que nos recebeu com uma linda festa com bandeirinhas, muitos comes e bebes como manda a tradição e a participação de muitos brincantes animados!

Conduzidos por Joás Santos e Raquel Ferreira junto ao "Movimento Coco e Ciranda Carioca", os brincantes e músicos de Paquetá, dançamos muito coco, cantamos muito pra São João e pra São Pedro. Contamos ainda com a participação de Wanderlucy Bezerra, também integrante do movimento, com seus belos "tamanquinhos" que encantou a todos e contou um pouco da história do surgimento do coco.

" - São Pedro cadê São João?

- Tá debaixo do pé de limão.

- São João cadê São Pedro?

- Tá debaixo do pé de arvoredo."




Acorda Povo Carioca!

O "Acorda Povo Carioca!" é um pouco da tradição pernambucana trazida para o Rio de Janeiro e compartilhada com diversos grupos de vários ritmos da cultura popular. O evento é uma grande festa de troca de saberes e de união de ritmos, guiados pelo coco e sem esquecer o louvor a São João e a alegria do brasileiro em dançar sua herança cultural.

O "Acorda Povo" é um cortejo tradicional em Pernambuco, que faz parte das festividades em louvor a São João. Conduzido ao som do coco, ritmo descendente dos batuques dos escravos africanos, segue um arrastão de brincantes, cantando e tocando com bandeira, andor e sua estrela que remete às origens religiosas desta tradição.

O cortejo é conduzido por um mestre, que canta o coco e é seguido pelo coro do povo em formato de pergunta e resposta.

O cortejo sai da casa de um novo anfitrião do Acorda Povo e se faz uma grande festa com fogueira, bandeirinhas, comidas e bebidas.

O nome "Acorda Povo" nasce da crendice popular de que São João Menino dormia muito, por isso o cortejo nesta data, com a intenção de acordar este pequeno dorminhoco!


Movimento Coco e Ciranda Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário